Os seres humanos, com as máquinas e as estruturas, dominam a superfície da Terra. Toda esta realidade tem um funcionamento mecânico, envolvendo forças e movimento. O equilíbrio de forças é dominante, pois as máquinas e as estruturas ou estão em repouso em relação à crosta terrestre ou, quando em movimento, fazem-no, muitas vezes, com velocidade constante.
O presente livro dedica-se à estática, isto é, situações em que existe equilíbrio de forças, tendo como ponto de partida uma caracterização exaustiva dos diferentes tipos de forças. Estudam-se a representação do diagrama de forças (também designado por diagrama de corpo livre), indispensável à análise estática, e, numa estratégia de complexidade crescente, o equilíbrio de forças de diferentes estruturas: um corpo rígido, vários corpos rígidos (multicorpo), estruturas reticuladas, vigas e vigas-barras. A obra termina com uma abordagem aos sistemas que, podendo mover-se, o fazem com velocidade constante ou muito baixa, mantendo-se, por isso, em equilíbrio de forças. Estas situações são organizadas em três grupos: análise de estabilidade, multiplicação de força e aplicações de atrito.
Tendo em vista a consolidação de conhecimentos, o livro reúne um conjunto abrangente de exercícios propostos e resolvidos, sendo a maioria baseada em situações reais observadas pelos autores.
Trata-se, pois, de uma ferramenta valiosa para todos os que desejam perceber o funcionamento mecânico do mundo, tendo como principal público-alvo os estudantes de engenharia e todos os profissionais da área.
Destacam-se os seguintes temas:
· Estática;
· Forças;
· Diagrama de forças;
· Vigas e vigas-barras;
· Multiplicação de força.
Target-Audience
· Estudantes;
· Engenheiros;
· Outros interessados.
Preview
Authors
Fernando Antunes
Professor Associado com Agregação na Universidade de Coimbra, com grande experiência na lecionação das disciplinas de Mecânica Aplicada. Investigador Integrado no Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos na área do comportamento mecânico de materiais, com ênfase no estudo da fadiga. Membro da Ordem dos Engenheiros e da Sociedade Portuguesa de Fratura e Integridade Estrutural.
Ana Martins Amaro
Professora Associada com Agregação na Universidade de Coimbra. Investigadora Integrada no Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos. Desenvolve a sua atividade profissional nas áreas de estruturas - Engenharia Mecânica/Biomecânica. Coordenadora do Grupo de Trabalho 3 do CT182 - Comissão de Normalização da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista. Membro dos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Biomecânica e da Sociedade Portuguesa de Fratura e Integridade Estrutural.
Ricardo Branco
Professor Associado na Universidade de Coimbra, com licenciatura, mestrado e doutoramento em Engenharia Mecânica. Investigador Integrado no Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, onde desenvolve investigação na área da integridade estrutural. Integra o corpo editorial de várias revistas internacionais dedicadas ao estudo do comportamento mecânico dos materiais, incluindo a Engineering Failure Analysis e a Forces in Mechanics.
In case of doubt, please consult the
FAQ
978-972-722-946-8