As estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) são essenciais na prestação do cuidado à população idosa, num contexto em que tanto o suporte social como o familiar não conseguem oferecer os cuidados necessários a esta população.
Devem, por isso, ser estruturas preparadas para este exigente desafio, e os seus colaboradores necessitam de ter a devida formação, para que se encontrem mais aptos para desempenhar o nobre papel a que se propõem.
Este guia propõe-se a contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos acerca do cuidar e como cuidar bem, no pleno respeito pelo outro. É um livro de consulta simples, com orientações acessíveis sobre algumas estratégias a adotar na prestação de cuidados e intervenções de qualidade, que preservem a dignidade e os direitos da pessoa idosa e/ou dependente, divulgando conhecimento centrado na prática.
O Guia de Boas Práticas para Cuidadores destina-se a todas as pessoas envolvidas no processo de cuidar de pessoas idosas ou dependentes, pelo que será útil para todos os interessados nesta área, sejam cuidadores formais ou não.
- Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas
- Confidencialidade e Privacidade
- Independência e Autonomia
- Comunicação na Prática do Cuidar
- Promoção do Autocuidado: Situações de Dependência
- Abuso e Violência
- Dependência e Reabilitação
- Atenção aos Pormenores
Target-Audience
- Cuidadores em ERPI - Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e cuidadores informais
- Estudantes de medicina, enfermagem e de outros cursos da área da saúde, gerontologia e serviço social
Preview
Authors
Marília Dourado
Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC); Coordenadora do Mestrado em Cuidados Continuados e Paliativos da FMUC; Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Medicina da Dor da FMUC; Diretora do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Cuidados Conti¬nuados e Paliativos (FMUC).
Liliana Henriques
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Mestre em Cuidados Continuados e Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Assistente Convidada da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Formadora na área da Metodologia de Cuidado Humanitude no Instituto Gineste-Marescotti (IGM) Portugal, Via Hominis, CRL; Doutoranda em Enfermagem na Universidade de Lisboa, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.
Rita Taipina Marques
Gerontóloga em contexto institucional e na comunidade; Mestre em Cuidados Continuados e Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Formadora e Consultora em Gerontologia.