Siga-nos
Partilhe
Português
Pesquisa
Os Primeiros Cinquenta Anos da Psiquiatria Portuguesa (1835-1885) - Uma viagem à luz da estatística
Nuno Borja Santos
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 22,98 € 20,68
Disponibilidade: Disponível
Edição: 2018ISBN: 978-989-752-394-6
Editora: LIDELPreço Fixo:
Não
Este livro não está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 184Formato: 14.5x21 cm
Idioma: Português
Este livro permitirá ao leitor ter uma completa visão histórica e estatística dos primeiros cinquenta anos da Psiquiatria em Portugal, partindo da posição filosófica de Ian Hacking acerca da implicação da estatística oitocentista.
Compreendendo historiograficamente o período de 1835 a 1885, esta obra tenta ainda descrever, nas suas várias vertentes, a evolução dos processos que nortearam o início da assistência aos doentes mentais, sem esquecer as causas e consequências políticas do próprio pensamento estatístico, que por sua vez terão interagido com o desenvolvimento científico.
É ainda referido o aporte intelectual que os principais alienistas portugueses de então, sobretudo Joaquim Pedro Bizarro, Miguel Bombarda, Júlio de Matos e António Sena, tiveram da medicina europeia, bem como os efeitos que perduraram nos últimos anos do século XIX.

· A doença mental e a assistência aos alienados em Portugal: aspetos gerais; instituições; terapêuticas usadas, enquadramento legal
· A produção escrita da Psiquiatria portuguesa de 1835 a 1885: os periódicos; os compêndios; a obra de Miguel Bombarda, António Sena e Júlio de Matos
Público-Alvo
· Médicos psiquiatras e de outras especialidades
· Internos de especialidade de Psiquiatria
· Psicólogos
· Enfermeiros
· Estudantes
· Outros interessados nos temas abordados
Pré-visualização
Autores
Nuno Borja Santos
Médico Psiquiatra; atualmente dirige a Unidade de Internamento de Doentes Agudos do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca; doutorado em História, Filosofia e Património da Ciência pela Universidade Nova de Lisboa (2016); autor do livro Parafrenias publicado pela Lidel.
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 07-07-2022, salvo indicação em contrário. Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, passe com o cursor por cima do ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal
Seara.com
livroreclamacoes.pt