Esta obra apresenta as 14 doenças reumáticas mais prevalentes - inflamatórias, microcristalinas, ósseas metabólicas e degenerativas -, partindo de casos clínicos reais e devidamente documentados, que refletem a prática diária na consulta de Reumatologia.
Após cada caso clínico, é feita uma revisão dos conceitos essenciais das patologias e são identificados pontos possíveis de intervenção do médico de Medicina Geral e Familiar no seguimento do doente reumático, com o propósito de reduzir o impacto da doença, as suas comorbilidades e as complicações das terapêuticas.
Esta obra é não apenas uma ferramenta útil para a aprendizagem e revisão de conceitos essenciais em Reumatologia, mas também para uma melhoria da articulação entre reumatologistas e médicos de Medicina Geral e Familiar, visando, em última análise, a melhoria da qualidade assistencial ao doente reumático.
·Artrite reumatoide;
·Espondilite anquilosante;
·Artrite psoriática;
·Artrite reativa;
·Lúpus eritematoso sistémico;
·Síndrome de Sjögren;
·Esclerose sistémica;
·Polimialgia reumática;
·Gota;
·Artrite por cristais de pirofosfato de cálcio;
·Osteoporose;
·Doença óssea de Paget;
·Fibromialgia;
·Osteoartrose.
Público-Alvo
- Reumatologistas e médicos especialistas em doenças reumáticas;
- Especialistas de Medicina Interna e médicos de Medicina Geral e Familiar.
Pré-visualização
Autores
Filipe Araújo
Médico especialista em Reumatologia. Assistente Hospitalar de Reumatologia da Unidade Local de Saúde de Loures-Odivelas, Hospital Beatriz Ângelo. Coordenador da Unidade de Reumatologia e do Serviço de Ligação de Fraturas do Hospital Ortopédico de Sant`Ana entre 2015 e 2024. Secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas entre 2023 e 2025.