Siga-nos
Partilhe
Português
Pesquisa
Gramática da Língua Tétum
Geoffrey Hull | Lance Eccles
-40%
Promoção – Desconto imediato
€ 38,31 € 22,99
Disponibilidade: Disponível
Edição: 2005ISBN: 978-972-757-287-8
Editora: LIDELPreço Fixo:
Não
Este livro não está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 292Formato: 17x24 cm
Idioma: Português
A Constituição Nacional, promulgada no dia 20 de maio de 2002, elevou o tétum à posição da língua co-oficial. Dado o papel do tétum como a língua veicular de uma nação cujos cidadãos falam dezasseis línguas diferentes, os dirigentes de Timor-Leste tornaram a padronização do tétum uma das suas prioridades no esforço atual de construção da nação. Para este fim, foi inaugurado o Instituto Nacional de Linguística (INL) da Universidade Nacional Timor Lorosa´e em 2001, tendo sido dada pelo governo de Timor-Leste ao INL a importante tarefa de coordenar a estandardização da língua nacional.
A política de planeamento linguístico do INL rege-se por dois princípios essenciais:
· o reconhecimento do tétum-praça como a base da língua literária nacional;
· a exclusão da linguagem literária padronizada das efémeras estruturas e palavras importadas do malaio-indonésio, dando-se preferência aos termos tétum genuínos de origem indígena ou portuguesa.
A presente gramática pedagógica do "tétum nacional" foi redigida em conformidade com estas linhas de orientação e, para esse fim, faz uso da ortografia fonémica padronizada elaborada pelo INL para o tétum e para as quinze línguas regionais.
Assim, nunca negligenciando as variações gramaticais da linguagem coloquial atual, a Gramática da Língua Tétum está empenhada em ensinar as estruturas do tétum literário dentro do contexto do cânone lexical tradicional e da reforma linguística em curso.
Público-Alvo
Público em geral.
Autores
Geoffrey Hull
Linguista, etnólogo e historiador australiano, que contribuiu para o estudo das línguas românicas, célticas, eslavas, semitas, austronésias e papuásias. Estudou Letras na Universidade de Sydney, completando um doutoramento em linguística histórica, após pesquisas dialetológicas em Itália e na Suíça. Na sua carreira académica tem ensinado em várias universidades australianas; é também um lexicógrafo profissional e um tradutor que trabalha em mais de uma dúzia de línguas. Atualmente é professor adjunto da Macquarie University, em Sydney. Nos anos 1990 ajudou a Liderança de Timor-Leste no exílio na tarefa de padronização do tétum e na criação de uma gama de recursos linguísticos e literários para esta e outras línguas de Timor-Leste, então sob ocupação indonésia. De 2001 a 2007 foi diretor de pesquisas e publicações do Instituto Nacional de Linguística, a autoridade linguística nacional do Estado independente de Timor-Leste.
Foi também organizador, principal autor e editor do dicionário nacional de tétum. Os seus serviços para o português e as demais línguas de Timor Leste são da maior importância e foram valorizados pelo Governo Português em 2012 com a condecoração de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Lance Eccles
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 07-07-2022, salvo indicação em contrário. Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, passe com o cursor por cima do ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal
Seara.com
livroreclamacoes.pt