Este livro está organizado de forma a ser uma ferramenta útil e prática de apoio a todos os profissionais de saúde e estudantes que trabalham com recém-nascidos de termo e pré-termo e com as suas famílias.
Aborda os principais aspetos a ter em consideração na alimentação oral do recém-nascido, nomeadamente o desenvolvimento oro-motor, os reflexos orais, as diferentes intervenções oro-motoras e as técnicas de alimentação.
Promove uma alimentação oral segura e prazerosa, tanto para o recém-nascido como para a sua família, com recurso às intervenções mais adequadas ao processo de desenvolvimento das competências oro-motoras.
Durante a construção deste manual houve a preocupação de rever a literatura científica atual e de utilizar uma linguagem clara e objetiva, por forma a que este seja um instrumento de suporte à tomada de decisão baseado nos conhecimentos mais recentes. Assim, este é um livro imprescindível para todos os profissionais da área da Neonatologia e estudantes, e eventualmente útil também para pais.
·Desenvolvimento Oro-Motor;
·Desenvolvimento dos Reflexos Orais;
·Neurodesenvolvimento e Alimentação Oral;
·Avaliação das Competências Oro-Motoras;
·Intervenções Oro-motoras;
·Alimentação Oral;
·Consequências no Desenvolvimento Oral.
Público-Alvo
·Profissionais de saúde na área da Neonatologia;
·Enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde infantil e pediátrica;
·Estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da saúde;
·Pais e famílias de recém-nascidos de termo e pré-termo.
Pré-visualização
Autores
Ana Lúcia Brantes
Especialista e Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). Enfermeira no Serviço de Neonatologia e na Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Pediátricos no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE. Investigadora do Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), na ESEL, no âmbito do projeto Cuidados para o Desenvolvimento Integrativo Neonatal (NIDCare). Integra o grupo da campanha "A nossa prioridade - Primeiros anos".
Maria Alice Curado
Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria pela Escola Pós-Básica de Lisboa. Doutora em Ciência da Motricidade na Especialidade Comportamento Motor pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa; Mestre em Desenvolvimento da Criança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciada em Estatística e Gestão de Informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI) da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do CIDNUR, na ESEL. Coordenadora do projeto NIDCare.