Siga-nos
Partilhe
Português
Pesquisa
Perguntas Frequentes
a) O que são os livros interativos do Grupo LIDEL?
b) Quais as vantagens dos livros interativos do Grupo LIDEL?
c) O que é a plataforma BlinkLearning?
d) Quais as vantagens da plataforma BlinkLearning?
e) O meu estabelecimento de ensino quer adotar os livros interativos do Grupo LIDEL, o que devo fazer?
f) Tenho um grupo de 10 ou mais estudantes, posso obter condições especiais?
g) Sou professor e quero adotar os livros interativos do Grupo LIDEL, o que devo fazer?
h) Qual o formato dos livros interativos do Grupo LIDEL?
i) O que significa "Acesso por XX meses”?
j) O meu dispositivo é compatível com o formato da plataforma BlinkLearning?
k) Preciso de instalar uma aplicação de leitura no meu dispositivo?
l) Posso utilizar a BlinkLearning se não estiver ligado à internet?
m) Como posso comprar os livros interativos do Grupo LIDEL?
n) Como recebo o meu livro interativo?
o) Como recebo a fatura?
p) Como posso aceder aos livros interativos?
q) Como posso fazer download dos meus livros interativos para acesso offline?
r) Os estudantes podem aceder a todos os recursos do pack?
s) Posso aceder aos meus livros interativos no computador de casa e no computador da escola?
t) Em quantos dispositivos posso instalar a aplicação para leitura offline?
u) Posso imprimir os meus livros interativos?
v) Posso devolver o meu livro interativo e receber o respetivo reembolso?
w) Não resido em Portugal, posso comprar livros interativos nos websites do Grupo LIDEL?
x) Onde posso obter mais informações sobre os livros interativos do Grupo LIDEL?
z) Onde posso obter mais informações sobre a plataforma BlinkLearning?

a) O que são os livros interativos do Grupo LIDEL?

Os livros interativos são livros digitais compostos pelo livro do aluno, caderno de exercícios, atividades interativas e material audiovisual, disponibilizados através da plataforma Blinklearning. Para os professores, os livros interativos incluem ainda o conteúdo do livro do professor, atividades extra e/ou outros recursos muito úteis para o trabalho e planificação das suas aulas.

b) Quais as vantagens dos livros interativos do Grupo LIDEL?

Os livros interativos do Grupo LIDEL proporcionam uma aprendizagem dinâmica e motivadora, juntando na mesma plataforma recursos necessários completamente interativos para o processo de ensino-aprendizagem. Todos os exercícios, quer do livro do aluno, quer do caderno de exercícios são interativos, permitindo a sua resolução imediata com autocorreção ou correção por parte do professor. A audição dos recursos áudio e a visualização dos recursos vídeo estão também disponíveis à distância de um clique. Saiba mais sobre os livros interativos, em https://www.lidel.pt/pt/interativos/

c) O que é a plataforma BlinkLearning?

A BlinkLearning é uma plataforma especializada em educação digital presente em mais de 11 000 estabelecimentos de ensino e utilizada por mais de 3,5 milhões de pessoas em 60 países.

d) Quais as vantagens da plataforma BlinkLearning?

Além do acesso aos livros interativos e às suas inúmeras atividades, a plataforma BlinkLearning disponibiliza aos professores e estudantes ferramentas úteis de ensino-aprendizagem, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e motivadora que maximiza a participação, a comunicação e o interesse dos estudantes. Esta plataforma permite, entre outros, a gestão de turmas, a utilização online e offline e a autocorreção de exercícios, facilitando o trabalho do professor. Saiba mais sobre a plataforma BlinkLearning, em https://www.blinklearning.com/portal/home

e) O meu estabelecimento de ensino quer adotar os livros interativos do Grupo LIDEL, o que devo fazer?

Se o seu estabelecimento de ensino pretende adotar os livros interativos do Grupo LIDEL, deve entrar em contacto com o nosso departamento de apoio ao professor para que possamos dar-lhe todas as informações. Poderá fazê-lo através do email: depinternacional@lidel.pt

f) Tenho um grupo de 10 ou mais estudantes, posso obter condições especiais?

Sim. Neste caso, por favor contacte-nos através do email depinternacional@lidel.pt para saber mais.


g) Sou professor e quero adotar os livros interativos do Grupo LIDEL, o que devo fazer?

Se é professor e pretende adotar os livros interativos do Grupo LIDEL, deve entrar em contacto com o nosso departamento de apoio ao professor para que possamos dar-lhe todas as informações. Poderá fazê-lo através do email: depinternacional@lidel.pt

h) Qual o formato dos livros interativos do Grupo LIDEL?

Os livros interativos do Grupo LIDEL têm um formato específico para leitura e utilização online/offline exclusiva na plataforma de educação digital BlinkLearning. A manutenção e suporte técnico da plataforma BlinkLearning é da exclusiva responsabilidade do seu proprietário.

i) O que significa "Acesso por XX meses”?

"Acesso por XX meses” significa que o seu livro interativo ficará disponível durante o número de meses indicado.

j) O meu dispositivo é compatível com o formato da plataforma BlinkLearning?

Sim, a BlinkLearning pode ser utilizada em telemóveis, tablets e computadores com diferentes sistemas operativos (Mac, Android, Windows, Linux).

k) Preciso de instalar uma aplicação de leitura no meu dispositivo?

Se quiser aceder ao seu conteúdo online, não será necessário instalar nenhuma aplicação. Para leitura/utilização offline deve efetuar o download e instalar a aplicação BlinkLearning para telemóvel ou tablet e a aplicação Blinkoffline para computador, disponíveis em https://www.blinklearning.com/portal/home, opção DESCARREGAR APP.

l) Posso utilizar a BlinkLearning se não estiver ligado à internet?

Sim, a Blinklearning está disponível para utilização offline, mas primeiro terá de efetuar o download e instalar a aplicação BlinkLearning para telemóvel ou tablet e a aplicação Blinkoffline para computador, disponíveis na loja de aplicações do seu sistema operativo (Google play, Apple store, Microsoft store, etc.). O acesso ao conteúdo do seu livro interativo, bem como algumas funcionalidades da plataforma, requerem o download prévio.

m) Como posso comprar os livros interativos do Grupo LIDEL?

Para comprar, basta selecionar o livro interativo pretendido, clicar no botão "comprar interativo” e o mesmo será adicionado ao seu carrinho. Após a conclusão da encomenda e a validação do pagamento, será enviado, no prazo de 3 dias úteis, o código de acesso ao seu livro interativo para o endereço de email que utilizou na sua compra. Pode também comprar os livros interativos do Grupo LIDEL em https://shop.blinklearning.com/

n) Como recebo o meu livro interativo?

Após a validação do pagamento da sua encomenda será enviado, no prazo de 3 dias úteis, o código de acesso ao seu livro interativo para o endereço de email que utilizou na sua compra. Ao receber o código deve registar-se na plataforma BlinkLearning, em https://www.blinklearning.com/v/1688637540/themes/tmpux/launch.php.

o) Como recebo a fatura?

Caso a sua encomenda contenha apenas livros interativos, a fatura ser-lhe-á enviada no prazo de 3 dias úteis para o endereço de email que utilizou na sua compra. Se a encomenda incluir também livros impressos, a fatura seguirá para a morada de entrega indicada juntamente com a mercadoria.

p) Como posso aceder aos livros interativos?

Para aceder ao seu livro interativo é necessário um código de acesso que será fornecido pela LIDEL. Após receber o código deve registar-se na plataforma BlinkLearning, em https://www.blinklearning.com/v/1688637540/themes/tmpux/launch.php .
Para mais informações sobre como aceder ao livro interativo com código do livro, assista a este vídeo ou siga o link: https://youtu.be/TuVukwq1PDs
Para mais informações sobre como aceder ao livro interativo com código de turma, assista a este vídeo ou siga o link: https://youtu.be/OqZhDKOigxs

q) Como posso fazer download dos meus livros interativos para acesso offline?

Para fazer download do seu livro interativo terá, em primeiro lugar, de instalar a aplicação BlinkLearning para telemóvel ou tablet e a aplicação Blinkoffline para computador, disponíveis em https://www.blinklearning.com/portal/home, opção DESCARREGAR APP. Posteriormente, bastará clicar na palavra "descarregar” associada aos livros interativos que pretender utilizar offline.

r) Os estudantes podem aceder a todos os recursos do pack?

Os estudantes com código de acesso válido acedem a todo o conteúdo do livro do aluno e do caderno de exercícios, bem como às respetivas atividades interativas e material audiovisual. O conteúdo do livro do professor e outros recursos exclusivos são visíveis apenas pelo professor com código de acesso professor válido.

s) Posso aceder aos meus livros interativos no computador de casa e no computador da escola?

Sim, desde que o mesmo código não seja utilizado em dois computadores ao mesmo tempo. Importante: se estiver a utilizar o seu livro interativo na aplicação offline, terá de sincronizar a aplicação após terminar o seu trabalho para que as alterações fiquem disponíveis na sua conta e possa visualizá-las noutros dispositivos. Para sincronizar, basta aceder à aplicação quando estiver ligado à internet.

t) Em quantos dispositivos posso instalar a aplicação para leitura offline?

A BlinkLearning permite instalar a aplicação de leitura offline em até quatro dispositivos por utilizador. Importante: a Blinklearning não autoriza a utilização simultânea do mesmo livro interativo em diferentes dispositivos.

u) Posso imprimir os meus livros interativos?

Não, os livros interativos não podem ser impressos. Para o efeito deverá adquirir os livros impressos.

v) Posso devolver o meu livro interativo e receber o respetivo reembolso?

Em virtude da natureza digital dos livros interativos, a execução do respetivo download será considerada uma quebra de inviolabilidade, não sendo possível, a partir desse momento, proceder à sua devolução.

w) Não resido em Portugal, posso comprar livros interativos nos websites do Grupo LIDEL?

Sim, no entanto, poderão existir restrições de venda de livros interativos para certos países devido a direitos de publicação. Se um produto não estiver disponível no seu país, no checkout será apresentada uma mensagem com a informação: "Não é permitida a compra do(s) seguinte(s) produto(s) para o país selecionado."

x) Onde posso obter mais informações sobre os livros interativos do Grupo LIDEL?

Pode obter mais informações sobre os livros interativos do Grupo LIDEL, em https://www.lidel.pt/pt/interativos/

z) Onde posso obter mais informações sobre a plataforma BlinkLearning?

Pode obter mais informações sobre a plataforma BlinkLearning, em https://www.blinklearning.com/portal/home

O que são publicações Open Access?
O que é o DOI?
Quais as características diferenciadoras das publicações Open Access do Grupo LIDEL?
Qual o objetivo do Grupo LIDEL na disponibilização de conteúdos Open Access?
Como posso submeter uma proposta de publicação Open Access?

O que são publicações Open Access?

Tratam-se de publicações de acesso livre, que podem ser consultadas e descarregadas pelos leitores sem qualquer pagamento envolvido.

O que é o DOI?

O DOI (Digital Object Identifier) é um código alfanumérico que identifica um conteúdo digital e fornece um endereço persistente para a sua localização na Internet. O DOI acompanha o elemento digital independentemente do local onde está alojado e permite que o mesmo seja localizado e citado pelos pares.

Quais as características diferenciadoras das publicações Open Access do Grupo LIDEL?

As publicações de acesso livre do Grupo LIDEL seguem os mesmos critérios de rigor e qualidade dos livros e eBooks publicados pelo Grupo.

Qual o objetivo do Grupo LIDEL na disponibilização de conteúdos Open Access?

Continuar a proporcionar ao leitor conteúdos de confiança, que verdadeiramente contribuam para o desenvolvimento da sua carreira profissional ou académica, democratizando o conhecimento que fica muitas vezes restrito ao meio científico.

Como posso submeter uma proposta de publicação Open Access?

Caso esteja interessado em apresentar-nos uma proposta de publicação de acesso livre, por favor preencha o formulário disponível na "Área Autor” dos nossos websites.

Para que serve o registo no website?
Como posso registar-me no website?
Posso alterar os dados do meu registo mais tarde?
Esqueci-me da password. Como posso recuperá-la?
Que garantias de privacidade e segurança tenho ao introduzir os meus dados pessoais no website?

Para que serve o registo no website?

O registo permite-lhe fazer as suas compras nos três websites do Grupo LIDEL. Sempre que quiser realizar uma encomenda, não terá de repetir os seus dados, pois serão assumidos automaticamente os dados que inseriu aquando do registo ou os dados usados na última encomenda. Poderá, no entanto, alterá-los sempre que entender.
Além disso, o seu registo permite-lhe consultar encomendas passadas e gerir a sua lista de livros favoritos.

Como posso registar-me no website?

Para se registar, basta aceder à página Novo Registo e preencher os campos apresentados. Após finalizar o registo, receberá uma confirmação do mesmo no seu email.

Posso alterar os dados do meu registo mais tarde?

Sim, poderá alterar os dados do seu registo sempre que quiser. Para isso, é necessário fazer Login num dos websites do Grupo LIDEL e, na sua conta, aceder à página Editar Dados.

Esqueci-me da password. Como posso recuperá-la?

Em caso de esquecimento, aceda à página Login e introduza o seu email na secção adequada ("Esqueceu-se da sua password?”) para que possamos enviar-lhe um email de recuperação da sua password.

Que garantias de privacidade e segurança tenho ao introduzir os meus dados pessoais no website?

A privacidade e segurança dos seus dados é uma preocupação prioritária para o Grupo LIDEL. Para mais informações, consulte a página Política de Privacidade e Segurança.


Como posso subscrever a newsletter?
Qual a periodicidade da newsletter?
A newsletter informar-me-á apenas sobre livros relacionados com os meus interesses?
Como posso cancelar a newsletter?

Como posso subscrever a newsletter?

Quando faz o registo nos websites do Grupo LIDEL, terá a possibilidade de subscrever a newsletter. Em alternativa, poderá inserir o seu email na secção Newsletter, no lado esquerdo das páginas dos websites do Grupo LIDEL.

Qual a periodicidade da newsletter?

A newsletter do Grupo LIDEL tem uma periodicidade mensal. Ocasionalmente, poderá também receber newsletters com promoções ou outras ações especiais.


A newsletter informar-me-á apenas sobre livros relacionados com os meus interesses?

Caso subscreva a newsletter "Livros Técnicos", será informado sobre todas as novidades publicadas pelas várias marcas do Grupo e, portanto, sobre as diversas áreas temáticas em que publicamos. 
Caso subscreva a newsletter "Livros de Português Língua Estrangeira", receberá apenas novidades publicadas nesta área temática. 
Poderá igualmente receber newsletters com promoções ou outras ações especiais.


Como posso cancelar a newsletter?

No final de todas as newsletters encontrará uma hiperligação para cancelar o seu registo.

Como posso fazer download dos materiais complementares ou dos ficheiros áudio do meu livro?
O que é a contracapa de um livro?
Não encontro o material complementar ou os ficheiros áudio do meu livro. O que fazer?

Como posso fazer download dos materiais complementares ou dos ficheiros áudio do meu livro?

Os materiais complementares ou os ficheiros áudio estão disponíveis para download nas respetivas páginas dos livros. Em alternativa, poderá descarregar os materiais complementares do seu livro na página F.ÁUDIO/DOWNLOAD. Deverá inserir o ISBN e responder às questões que lhe são colocadas.

O que é a contracapa de um livro?

A contracapa é a parte de trás do livro, na qual está usualmente o texto de apresentação da obra, bem como o código de barras e o ISBN da publicação.

Não encontro o material complementar ou os ficheiros áudio do meu livro. O que fazer?

Se não conseguiu encontrar o material complementar ou os ficheiros áudio que procura na página F.ÁUDIO/DOWNLOAD, provavelmente esse material refere-se a um livro que já não está disponível para venda. No caso de livros antigos ou esgotados, os materiais para download deixam de estar disponíveis.

Como posso encomendar um livro?
Avancei para o "Carrinho de Compras", mas quero adicionar mais livros à minha encomenda. Posso abandonar a encomenda?

O que significa "Disponibilidade a confirmar”?
Quais as formas de pagamento disponíveis?
Como é que sei que a minha encomenda foi finalizada com sucesso?
Não consegui concluir o processo de encomenda. O website guarda o registo da encomenda?

Como posso encomendar um livro?

Para encomendar um produto nos websites do Grupo LIDEL, deverá adicioná-lo ao seu "Carrinho de Compras", clicando no botão "Comprar” junto a cada produto. À medida que adiciona itens à sua encomenda, o valor da mesma vai sendo atualizado no canto superior direito da página. Quando quiser finalizar a sua encomenda, basta clicar em "Carrinho de compras” e será reencaminhado para a lista completa das suas compras.


Avancei para o "Carrinho de Compras", mas quero adicionar mais livros à minha encomenda. Posso abandonar a encomenda?

Poderá abandonar a sua encomenda quando quiser, desde que ainda não tenha efetuado o pagamento. Poderá adicionar ou retirar itens do seu "Carrinho" e avançar novamente no processo de encomenda. Os itens que previamente adicionou ao seu "Carrinho de Compras" ficarão memorizados no mesmo.


O que significa "Disponibilidade a confirmar”?

Um produto com "Disponibilidade a confirmar” significa que o seu stock é limitado. Caso não seja possível satisfazer a encomenda no prazo previsto, ou não seja possível satisfazê-la de todo, será informado por email no prazo de dois dias úteis. 

Se não for possível fornecer uma encomenda já paga, no todo ou em parte, o valor dos produtos não fornecidos será restituído no prazo máximo de 15 dias. O cliente pode optar pela devolução do montante em causa através de um voucher a descontar em compras num dos websites do Grupo LIDEL, ou através de transferência bancária para NIB/IBAN a indicar.


Quais as formas de pagamento disponíveis?

Poderá optar entre as seguintes formas de pagamento: cartão de crédito, multibanco ou transferência bancária.

As encomendas feitas por multibanco ou transferência bancária são válidas durante um período de 15 dias. Caso o pagamento não seja rececionado dentro deste prazo, a encomenda será anulada.


Como é que sei que a minha encomenda foi finalizada com sucesso?

Assim que finalizar a sua encomenda, receberá no seu email uma confirmação com a descrição e quantidade de todos os produtos encomendados, os seus dados de faturação e de entrega e o total a pagar. Deverá guardar esta mensagem até receber a sua encomenda, pois constitui a prova de que a encomenda foi efetuada com sucesso.


Não consegui concluir o processo de encomenda. O website guarda o registo da encomenda?

Se não conseguiu concluir a sua encomenda, poderá terminá-la mais tarde. Após fazer Login num dos websites do Grupo LIDEL, o seu "Carrinho de Compras" apresentará a lista de produtos que havia adicionado anteriormente.


Como posso utilizar o meu voucher?
Quantas vezes posso utilizar o meu voucher?
Qual a diferença entre voucher de percentagem e voucher de valor fixo?
Posso utilizar o meu voucher na compra de livros manuseados?

Como posso utilizar o meu voucher?

Após avançar para o seu "Carrinho de Compras", ser-lhe-á solicitado o código do seu voucher, sendo o valor do mesmo deduzido no montante total da encomenda. Apenas será aceite um voucher por compra.


Quantas vezes posso utilizar o meu voucher?

As condições de utilização do seu voucher variam, de acordo com a informação veiculada no momento de atribuição do mesmo. Para mais informações, contacte-nos através do email livraria@lidel.pt.


Qual a diferença entre voucher de percentagem e voucher de valor fixo?

Os vouchers de percentagem representam um valor de desconto percentual que irá ser aplicado na sua encomenda. Este desconto não é acumulável com outros descontos em vigor pelo que, nos casos em que exista uma promoção ativa, o website irá optar pela situação mais vantajosa para a sua encomenda (utilização do desconto do voucher ou do desconto da promoção).

Os vouchers de valor fixo representam um montante em moeda que será deduzido na sua encomenda. Caso opte pela utilização de um voucher de valor superior ao montante total dos livros encomendados, não haverá lugar a reembolso da diferença.

Os vouchers não são reembolsáveis nem podem ser convertidos em dinheiro.



Posso utilizar o meu voucher na compra de livros manuseados?

Apenas os vouchers de valor fixo podem ser descontados na compra de livros manuseados.

Qual o valor dos portes de envio?
Qual a empresa que vai efetuar a entrega da minha encomenda?
Quanto tempo demora a chegar a minha encomenda?
Ainda não recebi a minha encomenda. O que fazer?

Qual o valor dos portes de envio?

O cálculo dos portes está diretamente relacionado com a morada de envio e com o peso total da encomenda. Durante o processo de encomenda, após indicar a morada de entrega e antes de aceitar e finalizar a encomenda, será indicado o valor dos portes a pagar.


Qual a empresa que vai efetuar a entrega da minha encomenda?

A empresa que irá efetuar a sua encomenda dependerá da morada de entrega da mesma.
Se a sua morada for em Portugal Continental, as encomendas são expedidas por uma transportadora (não se fazem entregas em apartados/caixa postal). Para a Madeira e Açores, as encomendas são expedidas por CTT. 

Quanto às encomendas a serem entregues nos restantes países, são expedidas por transportadora ou CTT, conforme os mercados de destino. Durante o processo de encomenda, após indicar a morada de entrega e antes de finalizar a encomenda, será indicado o modo de expedição e respetivos custos.


Quanto tempo demora a chegar a minha encomenda?

Os tempos de entrega da encomenda variam conforme a morada de entrega. Consulte os tempos médios de referência abaixo, considerando que estes devem ser contados a partir da data em que a encomenda foi paga.

Portugal Continental: Até 5 dias úteis.
Madeira e Açores: Até 7 dias úteis.
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Reino Unido, República Checa e Suécia: De 5 a 7 dias úteis.
Bulgária, Croácia, Finlândia e Roménia: Até 9 dias úteis.
Restantes países: De 8 a 20 dias úteis.


Ainda não recebi a minha encomenda. O que fazer?

Se a receção da sua encomenda está a demorar mais do que o prazo previsto, contacte-nos através do email livraria@lidel.pt.

Posso cancelar a minha encomenda?
Em que situações posso trocar/devolver os produtos que adquiri?
Em caso de troca/devolução, terei de suportar as despesas de transporte?
Em caso de devolução, quando e como é reembolsado o montante que paguei?
O produto que eu recebi não corresponde ao que encomendei/o produto que eu recebi tem defeitos de impressão. O que fazer?

Posso cancelar a minha encomenda?

A possibilidade de cancelar a sua encomenda depende do estado da mesma. Para proceder ao cancelamento, deverá enviar um email para livraria@lidel.pt (encomendas nacionais) ou depinternacional@lidel.pt (encomendas internacionais) indicando o número da encomenda que pretende anular. Caso a sua encomenda já esteja em expedição, não poderá ser cancelada.

Em que situações posso trocar/devolver os produtos que adquiri?

Após a receção da encomenda, tem até 14 dias para trocar/devolver os produtos. Caso a encomenda tenha sido realizada em período de promoções, não é permitida a devolução dos produtos, mas apenas a sua troca. Não são aceites devoluções de eBooks e de livros interativos.

Os produtos para troca/devolução deverão estar em perfeitas condições, tal como foram entregues, mantendo as embalagens originais e acompanhados das duas vias da fatura.

Para efetuar a troca/devolução, contacte-nos através do email livraria@lidel.pt (encomendas nacionais) ou depinternacional@lidel.pt (encomendas internacionais), indicando o motivo da troca/devolução e o número da encomenda.

Em caso de troca/devolução, terei de suportar as despesas de transporte?

Sim. As despesas de transporte das trocas/devoluções são suportadas pelo cliente.

Excetuam-se os casos em que o(s) produto(s) rececionado(s) não corresponda(m) à encomenda ou tenha(m) defeitos de impressão.

Em caso de devolução, quando e como é reembolsado o montante que paguei?

Após recebermos os produtos devolvidos, o cliente será reembolsado num prazo máximo de 15 dias. O cliente pode optar pela devolução do montante em causa através de um voucher a descontar em compras num dos websites do Grupo LIDEL, ou através de transferência bancária para NIB/IBAN a indicar.

Não serão reembolsados produtos extraviados durante a devolução, ou seja, produtos que nunca tenham sido rececionados no armazém do Grupo LIDEL.

O produto que eu recebi não corresponde ao que encomendei/o produto que eu recebi tem defeitos de impressão. O que fazer?

Caso ocorra alguma destas situações, contacte-nos através do email livraria@lidel.pt (encomendas nacionais) ou depinternacional@lidel.pt (encomendas internacionais), explicitando o sucedido e indicando o número da sua encomenda.

a) Qual o formato de eBook disponível nos websites do Grupo LIDEL?
b) O que significa "Acesso por XX meses”?
c) O meu dispositivo é compatível com o formato do eBook?
d) Preciso de instalar uma aplicação de leitura no meu dispositivo?
e) Em quantos dispositivos posso aceder à aplicação da VitalSource Bookshelf?
f) Como posso comprar um eBook?
g) Posso comprar mais do que um exemplar do mesmo eBook?
h) Posso comprar livros e eBooks na mesma encomenda?
i) No processo de encomenda apareceu-me um alerta para inserir os meus dados de acesso à aplicação de leitura VitalSource Bookkshelf. O que devo fazer?
j) Quais as modalidades de pagamento disponíveis para a compra dos meus eBooks?
k) Como recebo o meu eBook?
l) Como recebo a fatura?
m) Como ler um eBook no modo online num computador, tablet ou smartphone?
n) Como ler um eBook em modo offline num computador, tablet ou smartphone?
o) Os eBooks ficam sempre disponíveis após ter feito o download?
p) Posso imprimir, copiar ou partilhar o meu eBook?
q) Quantos downloads posso fazer do mesmo eBook?
r) Posso devolver o meu eBook e receber o respetivo reembolso?
s) Não resido em Portugal, posso comprar eBooks nos websites do Grupo LIDEL?
t) Existem limitações na utilização dos meus eBooks?
u) O que posso fazer com o meu eBook?

a) Qual o formato de eBook disponível nos websites do Grupo LIDEL?

O formato disponível para venda é o VBK. Este formato é específico da aplicação de leitura online/offline da VitalSource Bookshelf que o Grupo LIDEL utiliza. Tem funcionalidades semelhantes a um ePub ou pdf, consoante informação disponível na página de apresentação da obra. A manutenção e suporte técnico da plataforma de leitura Bookshelf é da exclusiva responsabilidade do seu proprietário, Vitalsource.

b) O que significa "Acesso por XX meses”?

Se o eBook que pretende está identificado com "Acesso por XX meses” significa que o acesso ao mesmo ficará disponível durante o número de meses indicado após aquisição.

c) O meu dispositivo é compatível com o formato do eBook?

Sim, a aplicação VitalSource Bookshelf está disponível para Windows, iOS e Android.


d) Preciso de instalar uma aplicação de leitura no meu dispositivo?

Sim, deve instalar a aplicação VitalSource Bookshelf, disponível em https://bit.ly/_Bookshelf.

e) Em quantos dispositivos posso aceder à aplicação da VitalSource Bookshelf?

A VitalSource Bookshelf permite que tenha dois computadores e dois dispositivos móveis ativados a qualquer momento. Se quiser ativar um computador ou dispositivo móvel diferente dos já ativados e já recebeu a mensagem de erro ”Atingiu o número máximo de ativações”, poderá retirar um computador ou dispositivo móvel antigo da lista de ativações de modo a ativar um novo. De forma a poder efetuar essa gestão, basta efetuar sign in na área online VitalSource e no canto superior direito clicar no ícone de gestão de conta (representado por um boneco). Basta depois escolher a opção devices e desativar o dispositivo pretendido de forma a poder adicionar um novo. Para adicionar um novo dispositivo é apenas necessário fazer sign in na aplicação VitalSource Bookshelf utilizando este dispositivo novo.

f) Como posso comprar um eBook?

Para comprar basta escolher o separador eBooks no lado esquerdo do seu ecrã e, dentro da área temática pretendida, irá ter acesso aos eBooks disponíveis. Sempre que exista a versão eBook de um dos nossos livros impressos esta opção estará assinalada na página de cada livro, por cima do seu título. Após encontrar o eBook pretendido deverá clicar no botão "comprar” e o eBook será adicionado ao seu carrinho.

g) Posso comprar mais do que um exemplar do mesmo eBook?

Não. Não é possível comprar mais do que um exemplar do mesmo eBook, uma vez que a compra fica sempre associada ao seu email e as licenças são pessoais e intransmissíveis. Caso necessite de vários exemplares do mesmo eBook, por favor contacte-nos para livraria@livraria.pt

h) Posso comprar livros e eBooks na mesma encomenda?

Sim, mas neste caso o pagamento terá de ser efetuado com Cartão de Crédito ou MBnet.

i) No processo de encomenda apareceu-me um alerta para inserir os meus dados de acesso à aplicação de leitura VitalSource Bookkshelf. O que devo fazer?

Quando este alerta aparece, significa que o seu email já se encontra registado na aplicação. Nestas situações, a primeira vez que efetuar a compra de um eBook nos websites do Grupo LIDEL terá de inserir os seus dados de acesso à aplicação Bookshelf, para que a sua compra seja reconhecida pela aplicação e possa receber os seus eBooks. Nas compras seguintes já não será necessário repetir este processo.

j) Quais as modalidades de pagamento disponíveis para a compra dos meus eBooks?

A compra de eBooks só é possível através de pagamento via Cartão de Crédito. Poderá em alternativa utilizar o sistema MBnet, após registo em qualquer terminal Multibanco.

k) Como recebo o meu eBook?

Após validação do pagamento da sua encomenda irá receber um email de confirmação com todas as credenciais de acesso (login e password) para a conta VitalSource, bem como o link onde poderá aceder á área de sign in VitalSource. Após fazer o sign in com as credenciais facultadas no email, terá acesso à sua biblioteca onde estará disponível o livro adquirido. É aconselhável, por questões de segurança que, posteriormente, altere a sua password de acesso VitalSource. A partir deste momento poderá ler o seu eBook online. Para ler o seu eBook no modo offline siga os passos descritos no ponto l).

l) Como recebo a fatura?

Caso a sua encomenda contenha apenas eBooks, a fatura ser-lhe-á enviada para o endereço de email do seu registo nos dias úteis seguintes à sua compra. Se a encomenda incluir também livros impressos, a fatura seguirá para a morada de entrega indicada juntamente com a mercadoria.

m) Como ler um eBook no modo online num computador, tablet ou smartphone?

Para ler um eBook online em qualquer dos dispositivos basta aceder ao seguinte link: https://bookshelf.vitalsource.com/#/user/signin e introduzir o seu email e password. Após realizar o sign in entrará na sua biblioteca e poderá escolher o livro para leitura.

n) Como ler um eBook em modo offline num computador, tablet ou smartphone?

Para ler um eBook offline em qualquer dos dispositivos basta aceder ao seguinte link: https://support.vitalsource.com/hc/en-us/articles/201344733-Bookshelf-Download-Page e descarregar a aplicação de leitura de acordo com o dispositivo escolhido. Após a instalação da aplicação, deverá realizar o sign in com o mesmo email e password VitalSource do modo online e terá acesso à sua biblioteca. A biblioteca irá fazer a sincronização e terá acesso aos livros comprados.

o) Os eBooks ficam sempre disponíveis após ter feito o download?

Após ter sincronizado a sua biblioteca na aplicação VitalSource Bookshelf, os seus eBooks ficarão disponíveis na mesma. Caso tenha adquirido um eBook identificado com "Acesso por XX meses", a disponibilidade do seu conteúdo terminará após decorrido o número de meses indicado no ato de aquisição.

p) Posso imprimir, copiar ou partilhar o meu eBook?

Não estão disponíveis as opções de imprimir, copiar ou partilhar o seu eBook.

q) Quantos downloads posso fazer do mesmo eBook?

Apenas será necessário fazer download do seu eBook uma vez, pois sempre que efetuar sign in na aplicação VitalSource em cada um dos dispositivos, após sincronização da biblioteca, o seu eBook ficará disponível.

r) Posso devolver o meu eBook e receber o respetivo reembolso?

Não. Após fornecimento, o eBook não pode ser devolvido pois trata-se de um produto de natureza digital. Em virtude da natureza digital dos eBooks, a execução do respetivo download será considerada uma quebra de inviolabilidade, não sendo possível, a partir desse momento, proceder à sua devolução.

s) Não resido em Portugal, posso comprar eBooks nos websites do Grupo LIDEL?

Sim, no entanto poderão existir restrições de venda de eBooks para certos países devido a direitos de publicação. Se um produto não estiver disponível no seu país, no checkout será apresentada uma mensagem com a informação: "Não é permitida a compra do(s) seguinte(s) produto(s) para o país selecionado."

t) Existem limitações na utilização dos meus eBooks?

Nos eBooks do Grupo LIDEL não é permitida a impressão nem cópia de texto, figuras e tabelas. As tabelas de alguns livros do Grupo LIDEL não serão pesquisáveis. Não será possível fazer zoom nas imagens de alguns livros do Grupo LIDEL.

u) O que posso fazer com o meu eBook?

- Posso navegar na tabela de conteúdos para aceder mais rapidamente ao capítulo/secção que me interessa;
- Posso fazer pesquisa por texto/termos;
- Posso destacar/sublinhar texto que depois irá aparecer na secção "destaques”;
- Posso criar notas que irão aparecer na secção "destaques”;
- Posso aumentar/diminuir o tamanho da letra;
- O texto selecionado pode ser-me lido através da ferramenta "começar leitura”(via leitura automática da máquina) no meu PC;
- Posso aceder a todos os livros na "Minha biblioteca”.

A) O que são livros manuseados?
B) Que tipo de dano poderá ter um livro manuseado?
C) Os problemas acima mencionados impedem ou dificultam a leitura de um livro manuseado?
D) Os livros manuseados têm faltas de páginas?

A) O que são livros manuseados?

São livros que apresentam pequenos danos causados pelo manuseamento e exposição em loja.

B) Que tipo de dano poderá ter um livro manuseado?

Os livros manuseados poderão ter a capa ligeiramente dobrada, uma ou outra pequena mancha e/ou cor esbatida devido à exposição, algumas folhas vincadas, entre outros.

C) Os problemas acima mencionados impedem ou dificultam a leitura de um livro manuseado?

Não. Os livros manuseados que disponibilizamos são apenas aqueles que consideramos que ainda reúnem condições de comercialização.

D) Os livros manuseados têm faltas de páginas?

Não. Os livros manuseados são exatamente iguais em termos de conteúdo aos produtos novos, sendo que apresentam as situações acima descritas devido à circulação em livraria.

Como posso apresentar a minha proposta de edição?

Como posso apresentar a minha proposta de edição?

Para nos apresentar o seu projeto, deverá preencher o formulário disponível na Área Autor. A sua proposta será analisada pelo nosso departamento Editorial, que seguidamente entrará em contacto consigo.


Sou professor e gostaria de analisar os vossos livros para adoção nas disciplinas que leciono. Como devo proceder?
Sou Professor. Posso obter descontos especiais ao adquirir os livros do Grupo LIDEL?
Sou professor de Português Língua Estrangeira (PLE) e tenho dúvidas sobre qual o melhor manual para a minha turma. Podem aconselhar-me?
Sou professor de Português Língua Estrangeira (PLE) e gostaria de conhecer a lista de manuais da LIDEL adotados nos vários países. Podem ajudar-me?

Sou professor e gostaria de analisar os vossos livros para adoção nas disciplinas que leciono. Como devo proceder?

Deverá aceder à Área Professor e preencher o formulário apresentado. A sua solicitação será analisada pelo departamento de Apoio ao Professor, que seguidamente entrará em contacto consigo.

Sou Professor. Posso obter descontos especiais ao adquirir os livros do Grupo LIDEL?

Em alguns casos, os professores poderão adquirir as nossas publicações com um desconto especial. Para obter mais informações, deverá contactar o departamento de Apoio ao Professor, através do email promocao@lidel.pt (no caso de livros universitários) ou depinternacional@lidel.pt (no caso de livros de Português Língua Estrangeira).

Sou professor de Português Língua Estrangeira (PLE) e tenho dúvidas sobre qual o melhor manual para a minha turma. Podem aconselhar-me?

O Grupo LIDEL tem um serviço de apoio direto ao professor que lhe prestará todo o aconselhamento na seleção dos materiais pedagógicos que melhor se adequam às características dos seus alunos. Para ter acesso a este serviço, basta entrar em contacto com o departamento de Apoio ao Professor, através do email depinternational@lidel.pt.

Sou professor de Português Língua Estrangeira (PLE) e gostaria de conhecer a lista de manuais da LIDEL adotados nos vários países. Podem ajudar-me?

Para que possa conhecer a lista de manuais de PLE da LIDEL adotados nos vários países, deverá consultar o departamento de Apoio ao Professor, através do email depinternacional@lidel.pt.

A1 – Sou um utilizador básico de português?
A2 – Sou um utilizador básico de português?
B1 – Sou um utilizador independente de português?
B2 – Sou um utilizador independente de português?
C1 – Sou um utilizador avançado de português?
C2 – Sou um utilizador avançado de português?

A1 – Sou um utilizador básico de português?

Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
Ao ler, sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. 
Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. 
Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.


A2 – Sou um utilizador básico de português?

Sou capaz de compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspetos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e meio em que vivo. Sou capaz de compreender o essencial de um anúncio e de mensagens simples, curtas e claras.
Sou capaz de ler textos curtos e simples. Sou capaz de encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente, por exemplo, anúncios, folhetos, ementas, horários. Sou capaz de compreender cartas pessoais curtas e simples.
Sou capaz de comunicar em situações simples, de rotina do dia-a-dia, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta. Sou capaz de participar em breves trocas de palavras, apesar de não compreender o suficiente para manter a conversa.
Sou capaz de utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da minha família, de outras pessoas, das condições de vida, do meu percurso escolar e do meu trabalho atual ou mais recente.
Sou capaz de escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata. Sou capaz de escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo, para agradecer alguma coisa a alguém.


B1 – Sou um utilizador independente de português?

Sou capaz de compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc. Sou capaz de compreender os pontos principais de muitos programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente lento e claro. 
Sou capaz de lidar com a maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua é falada. Consigo entrar, sem preparação prévia, numa conversa sobre assuntos conhecidos, de interesse pessoal ou pertinentes para o dia-a-dia (por exemplo, família, passatempos, trabalho, viagens e assuntos da atualidade).
Sou capaz de articular expressões de forma simples para descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições. Sou capaz de explicar ou justificar opiniões e planos. Sou capaz de contar uma história, de relatar o enredo de um livro ou de um filme e de descrever as minhas reações.
Sou capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Sou capaz de escrever cartas pessoais para descrever experiências e impressões.


B2 – Sou um utilizador independente de português?

Sou capaz de compreender exposições longas e palestras e até seguir partes mais complexas da argumentação, desde que o tema me seja relativamente familiar. Consigo compreender a maior parte dos noticiários e outros programas informativos na televisão. Sou capaz de compreender a maior parte dos filmes, desde que seja utilizada a língua padrão.
Sou capaz de ler artigos e reportagens sobre assuntos contemporâneos em relação aos quais os autores adotam determinadas atitudes ou pontos de vista particulares. Sou capaz de compreender textos literários contemporâneos em prosa.
Sou capaz de conversar com a fluência e espontaneidade suficientes para tornar possível a interação normal com falantes nativos. Posso tomar parte ativa numa discussão que tenha lugar em contextos conhecidos, apresentando e defendendo os meus pontos de vista.
Sou capaz de me exprimir de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos relacionados com os meus centros de interesse. Sou capaz de explicar um ponto de vista sobre um dado assunto, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes opções.
Sou capaz de escrever um texto claro e pormenorizado sobre uma vasta gama de assuntos relacionados com os meus centros de interesse. Sou capaz de redigir um texto expositivo ou um relatório, transmitindo informação ou apresentando razões a favor ou contra um determinado ponto de vista. Consigo escrever cartas evidenciando o significado que determinados acontecimentos ou experiências têm para mim.


C1 – Sou um utilizador avançado de português?

Sou capaz de compreender uma exposição longa, mesmo que não esteja claramente estruturada ou quando a articulação entre as ideias esteja apenas implícita. Consigo compreender programas de televisão e filmes sem grande dificuldade.
Sou capaz de compreender textos longos e complexos, literários e não literários, e distinguir estilos. Sou capaz de compreender artigos especializados e instruções técnicas longas, mesmo quando não se relacionam com a minha área de conhecimento.
Sou capaz de me exprimir de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas. Sou capaz de utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais e profissionais. Formulo ideias e opiniões com precisão e adequo o meu discurso ao dos meus interlocutores.
Sou capaz de apresentar descrições claras e pormenorizadas sobre temas complexos que integrem subtemas, desenvolvendo aspetos particulares e chegando a uma conclusão apropriada.
Sou capaz de me exprimir de forma clara e bem estruturada, apresentando os meus pontos de vista com um certo grau de elaboração. Sou capaz de escrever cartas, comunicações ou relatórios sobre assuntos complexos, pondo em evidência os aspetos que considero mais importantes. Sou capaz de escrever no estilo que considero apropriado para o leitor que tenho em mente.


C2 – Sou um utilizador avançado de português?

Não tenho nenhuma dificuldade em compreender qualquer tipo de enunciado oral, tanto face a face como através dos meios de comunicação, mesmo quando se fala depressa, à velocidade dos falantes nativos, sendo apenas necessário algum tempo para me familiarizar com o sotaque.
Sou capaz de ler com facilidade praticamente todas as formas de texto escrito, incluindo textos mais abstratos, linguística ou estruturalmente complexos, tais como manuais, artigos especializados e obras literárias.
Sou capaz de participar sem esforço em qualquer conversa ou discussão e mesmo utilizar expressões idiomáticas e coloquiais. Sou capaz de me exprimir fluentemente e de transmitir com precisão pequenas diferenças de sentido. Sempre que tenho um problema, sou capaz de voltar atrás, contornar a dificuldade e reformular, sem que tal seja notado.
Sou capaz de, sem dificuldade e fluentemente, fazer uma exposição oral ou desenvolver uma argumentação num estilo apropriado ao contexto e com uma estrutura lógica tal que ajude o meu interlocutor a identificar e a memorizar os aspetos mais importantes.
Sou capaz de escrever textos num estilo fluente e apropriado. Sou capaz de redigir de forma estruturada cartas complexas, relatórios ou artigos que apresentem um caso com uma tal estrutura lógica que ajude o leitor a aperceber-se dos pontos essenciais e a memorizá los. Sou capaz de fazer resumos e recensões de obras literárias e de âmbito profissional.


O que é o Grupo LIDEL?
Quais são os websites do Grupo LIDEL?
Em que áreas publica o Grupo LIDEL?
Onde posso adquirir os livros do Grupo LIDEL?
Que editoras são distribuídas pela LIDEL?
Onde posso adquirir os livros das editoras estrangeiras representadas pela LIDEL?

O que é o Grupo LIDEL?

O Grupo LIDEL é o principal grupo editorial de livros técnicos português, constituído pela editora e distribuidora LIDEL e pelas editoras FCA, ETEP, PACTOR, fcadesign e LIDEL saúde e bem-estar. Para saber mais sobre o nosso Grupo, consulte a página Quem Somos.

Quais são os websites do Grupo LIDEL?

Os websites do Grupo LIDEL incluem o website da editora e distribuidora LIDEL, da editora FCA e da PACTOR. Após se registar num dos websites do Grupo LIDEL, poderá usar os seus dados de acesso em qualquer um dos outros. A distribuição e comercialização dos livros disponíveis nos três websites é da responsabilidade da distribuidora LIDEL.


Em que áreas publica o Grupo LIDEL?

O Grupo LIDEL é o maior grupo editorial português de livros técnicos, constituído por seis chancelas especializadas em áreas distintas. Para conhecer todas as temáticas abrangidas pelo Grupo LIDEL, consulte a secção Marcas e Áreas Editoriais.

Onde posso adquirir os livros do Grupo LIDEL?

Em Portugal, os livros do Grupo LIDEL estão disponíveis nas principais livrarias e na Livraria LIDEL, em Lisboa (ver localização).

Nos restantes países, poderá adquirir os livros do Grupo LIDEL através de vários parceiros. Para saber mais, consulte a página Onde Estamos.

Os nossos livros estão também disponíveis em diversas livrarias online e nos websites do Grupo LIDEL. No website www.lidel.pt poderá encontrar todos os livros publicados pelo Grupo; em www.fca.pt e www.pactor.pt, terá acesso aos livros publicados pelas editoras FCA e PACTOR, respetivamente.


Que editoras são distribuídas pela LIDEL?

Para além de distribuir as restantes editoras do Grupo, a LIDEL é também a representante exclusiva em Portugal dos livros de conceituadas editoras técnicas internacionais, como Encyclopédie Médico-Chirurgicale, Georg Thieme Verlag, Sybex/Wrox, WH Freeman/Worth/Sinauer, Jones & Bartlett Publishers e Saraumps Médical. Distribuímos igualmente publicações de algumas editoras portuguesas, como Profedições, Formasau, entre outras.

Para mais informações sobre as editoras distribuídas pela LIDEL, contacte-nos através do email livraria@lidel.pt.


Onde posso adquirir os livros das editoras estrangeiras representadas pela LIDEL?

Os livros das editoras estrangeiras representadas pela LIDEL estão à venda na nossa livraria de Lisboa (ver localização), nas principais livrarias de Portugal e nas livrarias da especialidade. Para obter informações sobre a disponibilidade dos livros distribuídos pela LIDEL, contacte-nos através do email livraria@lidel.pt.


O que é o ISBN?
O que é a Lei do Preço Fixo?

O que é o ISBN?

O ISBN (International Standard Book Number) é o número que identifica inequivocamente uma determinada publicação. Poderá encontrar o ISBN do seu livro na contracapa (parte de trás do seu livro), junto ao código de barras. No caso dos eBooks, poderá encontrar o ISBN dos mesmos na ficha técnica.

O que é a Lei do Preço Fixo?

A Lei do Preço Fixo determina que um livro não poderá ser vendido ao público com mais de 10% de desconto sobre o PVP (Preço de Venda ao Público) definido pelo editor, nos primeiros 24 meses após a data da sua primeira publicação, exceto exclusões definidas por lei. Para saber mais sobre esta legislação, consulte a página da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.






Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 14-10-2024, salvo indicação em contrário. Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, passe com o cursor por cima do ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal
Seara.com
livroreclamacoes.pt