As doenças oncológicas do foro gastrointestinal têm uma elevada prevalência e são um tema frequente no contexto dos Cuidados de Saúde Primários, quer em relação ao rastreio e ao diagnóstico, com a necessária referenciação, quer quanto ao seguimento de patologia já abordada no âmbito da especialidade.
Neste livro, os autores sintetizam as mais recentes recomendações e a abordagem de diversas situações clínicas no âmbito da Gastrenterologia Oncológica. São, assim, desenvolvidos temas como a endoscopia digestiva, o rastreio e a história familiar, a abordagem de diversas lesões, tumores e situações que não carecem de vigilância.
Esta obra visa contribuir para a formação e a atualização em Gastrenterologia Oncológica de médicos especialistas e internos de Medicina Geral e Familiar, podendo igualmente revelar-se de grande utilidade para médicos de Gastrenterologia, Oncologia e Medicina Interna.
· Endoscopia digestiva em Oncologia
· Rastreio e diagnóstico precoce digestivo
· História familiar de neoplasias digestivas
· Doença de refluxo gastroesofágico e esófago de Barrett
· Gastrites e Helicobacter pylori
· Lesões superficiais do esófago e do estômago
· Lesões superficiais do duodeno
· Tumores do intestino delgado
· Lesões superficiais do cólon
· Tumores neuroendócrinos
· Lesões subepiteliais
· Lesões quísticas pancreáticas
· Quistos e lesões ocupantes de espaço hepáticas
· Lesões da via biliar e da vesícula biliar
· Anemia
· Apoio nutricional e paliação
· Situações que não carecem de vigilância
Público-Alvo
· Médicos e internos de Medicina Geral e Familiar
· Médicos de Gastrenterologia, Oncologia e Medicina Interna
Pré-visualização
Autores
Mário Dinis-Ribeiro
Assistente graduado sénior de Gastrenterologia e diretor do Departamento de Medicina do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE; Doutorado com agregação pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é professor catedrático convidado. Coordenador de um grupo de investigação do Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto e subcoordenador da Linha Cancro do RISE. Tesoureiro da World Endoscopy Organization, presidente-passado da European Society of Gastrointestinal Endoscopy e co-editor-in-chief do jornal Endoscopy. Venceu o Prémio Bial de Medicina Clínica em 2018.