Siga-nos
Partilhe
Português
Pesquisa
Filosofia Aplicada à Psiquiatria e Psicologia - Conceitos fundamentais
Correia
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 22,90 € 20,61
Disponibilidade: Disponível
Edição: 2024ISBN: 978-989-752-897-2
Preço Fixo:
Sim
Este livro está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações, consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Coleção: Psico
Páginas: 180Formato: 15.5x23.5 cm
Idioma: Português
As perturbações mentais estão associadas a algumas especificidades, que vão desde os seus modelos de causalidade - de que forma contribuem e interagem os componentes neurobiológicos e as variáveis psicossociais - até aos próprios conceitos: como se define uma doença mental, como se classifica as doenças mentais, entre outros. Sem ter em consideração estas especificidades, a prática clínica pode ser prejudicada e os resultados da investigação serem nulos ou pouco úteis.
Atendendo à crescente importância que as perturbações mentais têm no mundo moderno, sendo as doenças que mais provocam incapacidade, de acordo com os estudos mais recentes, é fundamental refletir sobre as metodologias de investigação nesta área e sobre a forma de diagnosticar e tratar a perturbação mental.
Nesta obra, são analisados vários conceitos fundamentais a ter em conta, não apenas na investigação nas áreas de psiquiatria, psicologia e saúde mental, mas também na clínica diária com pessoas que padecem de perturbações mentais. Estes conceitos são abordados na sua direta relação e aplicação de temas da Filosofia, com os quais partilham uma estreita ligação - nomeadamente no que se refere à epistemologia, à procura da validade, às formas de classificação (nosologia), à presença de valores nas definições, a fundamentos teóricos (fenomenologia, por exemplo), entre outros.
Escrito por alguns dos autores mais reconhecidos na área a nível mundial, este livro é particularmente útil a médicos psiquiatras e de outras especialidades, psicólogos, enfermeiros, neurocientistas, filósofos, sociólogos, estudantes e outros interessados nos temas abordados.
· O hiato mente-cérebro e o hiato neurociências-psiquiatria
· Epistemologia da psiquiatria, ferramenta útil para a prática clínica em psiquiatria
· O que é uma perturbação mental?
· Como melhor definir uma perturbação médica e uma perturbação mental
· A presença de valores nas definições de perturbação médica e de perturbação mental
· O conceito de validade em psiquiatria, a que se refere e quais as suas diferentes perspetivas
· A validação da perturbação mental ao longo da história da psiquiatria
· História conceptual da psiquiatria: validade da nosologia psiquiátrica
· Práticas baseadas em valores nos cuidados centrados na pessoa: os desafios especiais para a psiquiatria
· Fenomenologia: dos fundamentos filosóficos à psiquiatria contemporânea
· As tendências atuais da psicopatologia fenomenológica: diagnóstico e clínica
Público-Alvo
· Médicos psiquiatras e de outras especialidades
· Psicólogos
· Enfermeiros
· Neurocientistas
· Filósofos
· Sociólogos
· Estudantes e outros interessados nos temas abordados
Pré-visualização
Autores
Diogo Telles Correia
Médico Especialista em Psiquiatria; Professor Associado com Agregação e Diretor da Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde leciona Psiquiatria e Psicopatologia, Filosofia aplicada à Psiquiatria e Saúde Mental, História da Medicina, Comunicação Médico-Doente e Humanização da Medicina, entre outras disciplinas; Leciona também Psiquiatria Forense na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Psicopatologia no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro; É Assistente Graduado do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, EPE); Publicou mais de 100 artigos e capítulos científicos (internacionais e nacionais) e coordenou vários livros técnicos, sendo grande parte na área da Psicopatologia e sobre temas relacionados com as bases conceptuais e filosóficas da Psiquiatria e da Psicologia; Presidente da Secção de Psiquiatria de Ligação e Psicossomática da Associação Europeia de Psiquiatria; Membro do Values-Based Centre do St Catherine`s College da Universidade de Oxford, do qual é líder para Portugal.
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 19-05-2024, salvo indicação em contrário. Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, passe com o cursor por cima do ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal
Seara.com
livroreclamacoes.pt