Siga-nos
Partilhe
Português
Pesquisa
Manual de Intervenção Psicológica com Pessoas LGBTQIA+ - Uma Perspetiva Individual, Familiar e Comunitária
Jorge Gato
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 24,95 € 22,46
Disponibilidade: Disponível
ISBN: 978-989-693-157-5Editora: PACTOR
Preço Fixo:
Sim
Este livro está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações, consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 224
Formato: 16.7x24 cmIdioma: Português
São assinaláveis os progressos legislativos que se têm observado em Portugal, em termos dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+. Contudo, o preconceito e a discriminação continuam a fazer parte da vida quotidiana de muitas pessoas com identidades sexuais e de género minorizadas, com impacto significativo no seu bem-estar. Perante a escassez de obras em língua portuguesa sobre intervenção psicológica com esta população, decidimos dar à estampa este Manual de Intervenção Psicológica com Pessoas LGBTQIA+.
Em cada um dos seus seis capítulos, é apresentado o estado da arte relativo a modelos de compreensão e intervenção com estas pessoas, a nível individual, familiar e comunitário, em diversos contextos e fases do seu ciclo vital. Os modelos propostos são afirmativos das identidades LGBTQIA+, problematizando e agindo quer sobre o preconceito e a discriminação quer sobre os seus efeitos. Cada capítulo apresenta um conjunto de sugestões de recursos e materiais de intervenção, sendo complementado com uma entrevista a uma pessoa especialista de renome internacional em estudos LGBTQIA+.
O manual dirige-se não só a profissionais e estudantes de Psicologia, mas também a todas as pessoas que intervêm com a população LGBTQIA+ e, finalmente, à própria comunidade LGBTQIA+ e pessoas aliadas.

Inclui entrevistas a especialistas internacionais: Niki Petrocchi; Luana Cunha Ferreira; Fiona Tasker; Stephen Russell; Ignacio Pichardo.

Prefácio de Anne Marie Fontaine.

Temas:
· Características sexuais, orientações sexuais e identidades de género minorizadas
· Preconceito e discriminação contra as pessoas LGBTQIA+
· Modelos teóricos de compreensão e intervenção psicológica individual
· Intervenções cognitivo-comportamentais
· Experiências das pessoas LGBTQIA+ em relacionamentos íntimos
· Intervenção afirmativa com casais e famílias LGBTQIA+
· Parentalidade exercida no âmbito das famílias formadas por pessoas LGBTQIA+
· Mapas Familiares
· Proteção de jovens LGBTQIA+ e as suas experiências escolares
· Gestão das identidades LGBTQIA+ no emprego
Público-Alvo
· Profissionais e Estudantes de Psicologia, de Educação, Serviço Social, Sociologia;
· Pessoas que intervêm com a população LGBTQIA+;
· Comunidade LGBTQIA+;
· Outros interessados no tema.

Pré-visualização
Autores
JORGE GATO (COORD.)
Doutorou-se em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com uma tese sobre famílias formadas por pessoas LGBTQIA+. Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com especialidade avançada em Psicoterapia. Fez parte do grupo de trabalho nomeado pela OPP para redigir as Linhas de Orientação para a Prática Profissional no Âmbito da Intervenção Psicológica com Pessoas LGBTQ. Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto.
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 29-05-2024, salvo indicação em contrário. Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, passe com o cursor por cima do ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal
Seara.com
livroreclamacoes.pt