Um livro para técnicos e operacionais das equipas de apoio à emergência, bem como para psicólogos, formadores, estudantes e todos os outros profissionais que atuem ou tenham interesse na área do socorro pré-hospitalar.
Trabalhar no contexto de emergência pré-hospitalar é um ofício com elevadas exigências pessoais e técnicas, uma vez que os operacionais de socorro necessitam de conhecimentos muito específicos para atuarem em situações de emergência e de um conjunto de competências pessoais que lhes permita gerir os níveis de exigência destas situações.
Esta obra é composta por duas partes: na primeira, apresentam-se histórias dos operacionais, comentadas pela Coordenadora, psicóloga e especializada na área da intervenção na crise e no trauma, e, na segunda parte, faz-se um enquadramento teórico e prático, realizado por profissionais de referência nas áreas da emergência, da segurança e da saúde mental e organizacional, abordando o exercício voluntário e profissional desta atividade, a formação e o treino dos operacionais, a gestão de emergências simples e complexas, os riscos psicossociais, as crises, o trauma, a resiliência e o crescimento pós-traumático.
Um livro de referência, único no mercado editorial português, escrito por e para quem está na linha da frente no socorro pré-hospitalar.
Temas:
· Apoio psicossocial;
· Saúde mental;
· Emergência médica;
· Intercenção;
· Crises;
· Treino de operacionais;
· Voluntariado;
· Gestão de operações de socorro;
· Situações de risco;
· Trauma;
· Stresse;
· Crescimento pós-traumático;
· Resiliência;
· Formação e recrutamento;
· Apoio de pares.
Público-Alvo
· Técnicos e operacionais das equipas de apoio à emergência;
· Psicólogos;
· Formadores;
· Estudantes;
· Outros profissionais que atuem ou se interessem na área do socorro pré-hospitalar.
Pré-visualização
Autores
Coordenadora:
Ana Oliveira
Psicóloga. Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Justiça. É voluntária da Cruz Vermelha Portuguesa desde 2009 e já exerceu funções como tripulante de ambulância e como chefe de uma Equipa de Saúde Mental e Apoio Psicossocial. Tem experiência na intervenção em situações de crise e catástrofe, é docente universitária e dá formação a operacionais de emergência.