As doenças infeciosas dos animais têm um elevado impacto económico, ambiental e societal. A rapidez e a fiabilidade do apoio analítico prestado no âmbito do diagnóstico microbiológico, quando complementado com o diagnóstico molecular, são essenciais para a vigilância ativa e passiva das doenças infeciosas, possibilitando a deteção precoce de agentes patogénicos emergentes e a monitorização de epizootias, enzootias e/ou zoonoses. A obra Abordagens Moleculares em Veterinária apresenta uma visão integrada das ferramentas de biologia molecular disponíveis, e em desenvolvimento, para a deteção e caracterização de agentes patogénicos com relevância em saúde animal. É dado especial enfoque aos fundamentos das técnicas, aos protocolos experimentais e suas potenciais aplicações, usando modelos selecionados de agentes infeciosos, mas extrapoláveis para outros sistemas.
O conteúdo encontra-se organizado em três partes: na parte I é feita uma introdução ao diagnóstico laboratorial e às abordagens moleculares em veterinária através de um conjunto de revisões práticas sobre os fundamentos da deteção e análise de ácidos nucleicos e sobre o processamento de amostras biológicas, biossegurança, boas práticas laboratoriais, controlo de qualidade e validação de testes moleculares, e o fluxograma analítico característico para a análise de dados. A parte II inclui uma resenha histórica e um conjunto de revisões atualizadas sobre a integração e a relevância das estratégias moleculares para desvendar a etiologia e a epidemiologia da infeção em contexto veterinário, bem como a utilização de métodos bayesianos para inferir o padrão de dispersão de agentes patogénicos. Na parte III são apresentados procedimentos operacionais estandardizados de deteção e caracterização de alguns agentes etiológicos de doenças de reconhecida importância.
Esta obra abrange uma gama ampla e diversificada de abordagens moleculares, das mais simples e acessíveis, às mais sofisticadas e emergentes, que antevemos úteis para médicos veterinários e profissionais de diagnóstico, investigadores na área da saúde animal e saúde pública, e para estudantes de ciências biológicas e de medicina veterinária. Estamos certos de que os leitores interessados encontrarão nesta obra conteúdos que lhes vão permitir ter uma visão mais global e integrada da utilidade das abordagens moleculares em veterinária.
·Fundamentos do diagnóstico molecular em veterinária
·Integração e relevância das estratégias moleculares para desvendar a etiologia e a epidemiologia da infeção em contexto veterinário
·Procedimentos operacionais aplicados à deteção e caracterização molecular de agentes patogénicos com impacto na saúde animal e saúde pública
Público-Alvo
Estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento de várias áreas onde o biologia molecular e a microbiologia são transversais; técnicos em empresas da análises alimentares, ambientais, clínicas e veterinárias
Pré-visualização
Autores
Mónica V. Cunha: Doutorada em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico. Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Biologia Ambiental (CBA/Ce3C) da mesma universidade. Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária IP, Portugal (2009-2014).
João Inácio: Doutorado em Microbiologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Senior Lecturer da School of Pharmacy and Biomolecular Sciences, Universidade de Brighton, Reino Unido. Investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária IP, Portugal (2008-2013).