Siga-nos
Partilhe
Português
Pesquisa
Fronteiras Terrestres - Conceitos e Aplicação
João Matos
-40%
Promoção – Desconto imediato
€ 20,97 € 12,58
Disponibilidade: Disponível
Edição: 2012ISBN: 978-972-757-780-4
Editora: LIDELPreço Fixo:
Não
Este livro não está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Coleção: Colecção GeomáticaPáginas: 272
Formato: 17x24 cmIdioma: Português
As linhas de fronteira são um requisito fundamental para a existência de um estado e para o exercício da soberania. A definição das actuais fronteiras internacionais é o resultado de processos de constituição dos estados, envolvendo aspectos relativos à História, ao Direito e à Antropologia que convergem para uma descrição geográfica da linha de fronteira.

Partindo dos conceitos que definem o tema das fronteiras terrestres, esta obra contém, ainda, enquanto aplicação, um registo do processo de demarcação da fronteira de Timor-Leste, interessante para uma memória histórica do processo de consolidação da independência deste país.

Destina-se a investigadores e a profissionais nos domínios da Engenharia Geográfica e da Geografia, podendo ser útil a profissionais de outros domínios que tenham intervenção em processos de delineamento de linhas de fronteira.

Este trabalho foi galardoado com o Prémio Internacional Gago Coutinho 2008, atribuído pela Sociedade de Geografia de Lisboa.

Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.

· Fronteiras terrestres internacionais
· Estabelecimento de uma fronteira
· Disputas fronteiriças
· Descrições existentes para linhas de fronteiras e elementos para interpretação dessas descrições
· Definição de linha de fronteira no contexto actual
· Modelo de dados para apoio à gestão da fronteira
· Elementos de análise da zona de fronteira para apoio à sua gestão
· Modelação com redes neuronais
· Desenvolvimento histórico da fronteira terrestre de Timor-Leste
· Documentação histórica
· Cronologia das actividades
· Orientações seguidas no processo de demarcação
· Aspectos técnicos fundamentais
· Situações de desacordo
· Descrição da fronteira
Público-Alvo
· Investigadores e profissionais nos domínios da Engenharia Geográfica e da Geografia.
· Profissionais de outros domínios que tenham intervenção em processos de delineamento de linhas de fronteira.
Pré-visualização
Autores
João Matos
Engenheiro Geógrafo e Doutor em Engenharia do Território pela Universidade Técnica de Lisboa, sendo actualmente assessor do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, na qualidade de responsável técnico pelo trabalho de delineamento e de demarcação da fronteira terrestre que iniciou em 2001.
Foi Professor Associado no Instituto Superior Técnico (IST), onde coordenou o Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e um grupo de investigação no Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST). Da sua actividade profissional destaca-se, ainda, o desenvolvimento de trabalhos no domínio da Engenharia do Território em Angola.
No âmbito da actividade socioprofissional, assumiu, entre 2001 e 2007, o cargo de Presidente do Colégio de Engenharia Geográfica e participou activamente, desde 1997, nos trabalhos de normalização de informação geográfica na ISO/TC211, onde colaborou no desenvolvimento das normas de qualidade e coordenou o desenvolvimento da norma de especificação para produtos de dados geográficos.
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 17-08-2022, salvo indicação em contrário. Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, passe com o cursor por cima do ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
LIDEL – Edições Técnicas, Lda. – Rua D. Estefânia, 183, R/c Dto. – 1049-057 Lisboa – Portugal
Seara.com
livroreclamacoes.pt