Compilação inédita de fotografias datadas de 1902 a 1928, representando variados locais do litoral e do interior de Portugal, ao norte, ao centro e ao sul, assim como das vizinhas Galiza e Andaluzia em Espanha. Organizadas neste livro pelo neto do fotógrafo, as imagens retratam um património histórico, sociológico, etnográfico e cultural, um testemunho de uma época, há um século, de um país muito diferente nas suas diversas realidades e contrastes.
As fotografias estão organizadas, independentemente de locais e datas, de acordo com os critérios abaixo, pretendendo dar uma panorâmica duma época histórica nas suas realidades, vidas e costumes.
1.A família: seleção de fotografias dos membros da família do fotógrafo, seus hábitos, trajes, modas da burguesia lisboeta da época, casa e quinta onde viviam;
2.A medicina e cirurgia: imagens dos hospitais de S. José e D. Estefânia onde o fotógrafo trabalhou;
3.Paisagens: rural, fluvial, marítima e urbana;
4.Monumentos e vistas: dum Portugal que já não existe;
5.Ofícios e tarefas: a maioria deles também já inexistentes;
6.Costumes: fotografias de feiras, mercados, espetáculos e procissões representativas do rico folclore da época.
Esta obra surge na sequência do livro "Cem fotografias de Portugal há cem anos", organizado também por Manuel Mendes Silva, neto do fotógrafo, e inclui mais uma centena de fotos da vastíssima coleção deixada por Jorge Marçal da Silva.
Público-Alvo
- Todos os interessados.
Autores
Jorge Marçal da Silva (1878-1929) - fotógrafo
Médico cirurgião, fotógrafo, melómano, benemérito, humanista, homem de família e de amigos, figura de grande cultura, revelava há um século atrás toda a sua sensibilidade e atenção aos outros nas fotografias que fazia nos tempos livres da clínica.
Manuel Mendes Silva - autor do livro
Chefe de Serviço Hospitalar de Urologia; Fellow do European Board of Urology; Académico Honorário Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina do Brasil; Presidente da Associação Lusófona de Urologia; ex-Presidente da Associação Portuguesa de Urologia e do Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos; Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Formação Médica Contínua; Diretor da "Oficina de Ética" da Confederação Americana de Urologia, CAU; Presidente do Conselho Disciplinar Sul da Ordem dos Médicos.