Este livro, escrito numa linguagem muito clara e simples, procura contribuir para a melhoria do conhecimento dos utilizadores quanto ao funcionamento da Internet e às estratégias de prevenção que aí podem ser aplicadas, com vista à redução dos riscos que possam correr. Se, por um lado, a implementação de medidas reativas de segurança na Internet conduz tendencialmente à diminuição de ameaças, por outro lado, a prevenção e a formação contínua dos utilizadores podem revelar-se um forte aliado na implementação de medidas proativas e que evitem a execução de tais ameaças.
Mantendo a estrutura e o cariz introdutório dos conceitos da cibersegurança, surge agora a 2.a Edição Atualizada, na qual os conteúdos foram atualizados face ao aumento expressivo do número de ciberataques a que temos assistido nos últimos anos e que resultaram na violação da privacidade online dos utilizadores e, em alguns casos, em perdas avultadas para as vítimas (cidadãos ou empresas).
Destinado aos profissionais que pretendam adquirir conhecimentos introdutórios e competências nas áreas da investigação da Criminalidade Informática e da Análise Digital Forense, aos estudantes de Informática, de Direito e de outras áreas relacionadas e também ao público em geral, este livro apresenta-se como uma preciosa fonte de informação sobre os variados temas de interesse no âmbito da segurança na Internet.
Temas:
· Funcionamento da Internet e dos seus principais serviços
· Redes sociais e aspetos relacionados com a segurança dos utilizadores
· Sistema judiciário português e Lei n.o 109/2009
· Formalização da queixa e fases do processo penal
· Gíria do cibercrime
· Noção de prova digital e metodologia de análise digital forense
· Recuperação de dados e análise digital forense
· Relatório de análise digital forense
· Técnicas de OSINT
· Recolha de informação em fontes abertas
· Dark web, dark net e deep web
· Rede TOR
· Criptomoedas e bitcoin
Público-Alvo
· Estudantes de Informática
· Estudantes de Direito e áreas relacionadas
· Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos introdutórios e competências nas áreas da investigação da Criminalidade Informática e da Análise Digital Forense
· Público em geral
Pré-visualização
Autores
Mário Antunes
Professor coordenador do Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. Doutorado em Ciência de Computadores e mestre em Informática, ramo de Sistemas e Redes, pela Universidade do Porto. Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia do Porto. Coordenador do Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense e responsável pela lecionação de unidades curriculares nas áreas temáticas de Redes de Computadores, Segurança na Internet, Administração de Sistemas e Serviços de Rede e Infraestruturas de Cloud e de Data Centers. Organiza regularmente ações de formação no âmbito das temáticas da ciberconsciencialização e da segurança da Internet. É, atualmente, membro efetivo e investigador do Center for Research in Advanced Computing Systems do INESC TEC - Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science e colabora com o Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria.
Baltazar Rodrigues
Inspetor da Polícia Judiciária, com 32 anos de carreira, nomeadamente na área do Combate à Criminalidade Informática, onde esteve colocado 17 anos, tendo vindo a chefiar, em 2005, a equipa de Informática Forense daquela área e, mais tarde, em 2014, o grupo de Perícias Informáticas da Polícia Judiciária. Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa, pós-graduado em Direito e Cibersegurança pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Guerra de Informação pela Academia Militar. Professor adjunto convidado do Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense do Politécnico de Leiria. Formador da lista não permanente da European Union Agency for Law Enforcement Training para as áreas de Informática Forense e Cibersegurança. Detentor de várias certificações internacionais relevantes na área da Análise Digital Forense, das quais se destacam as seguintes: "Applied NTFS Forensics", "Trainer Development" e "Advanced Windows Forensics" pela University College of Dublin; "Certified Forensic Computer Examiner" pela International Association of Computer Investigative Specialists; "Cyber-Trainer" pela Universidade de Zagreb; entre outras da INTERPOL, do OLAF, do FBI e da Europol.