Este livro compila poemas onde o amor e a liberdade de escolha são temas constantes, que deverão ser pensados a partir do paradoxo da vida e da existência humana.
Nesta obra, as coisas mais simples da vida são celebradas em forma de poesia de modo a podermos inferir que nada acontece na existência humana a partir do exterior, sem ser pensado e sentido
no interior.
Esta obra poética poderá levar o leitor a mudar a maneira de ser, de encarar a vida e de entender a realidade, uma vez que embora tudo seja envolvido no risco e na incerteza, vale a pena amar e acreditar ser amado.
Na praia de Areia Branca
Nós estávamos a sós,
Sentados junto à boca do mar
A viver o sol nascente.
Aqui a alegria
Moldava-se às telas do céu
Acendendo a tocha da nossa vida.
Por isso o fogo do nosso coração,
Frente a frente,
Uniu-se em completa perfeição.
Fogo de duas almas,
Brisa misteriosa sobre o dia!
Iha Tasi Raihenek Mutin
Ita na`in rua mesa-mesak de`it,
Tur hamutuk iha tasi ibun
Hodi moris loron sa`e.
Iha ne`e ksolok
Halo nakfilak-an nudar tela lalehan nian
Hodi sunu ahi matan ita rua nia moris.
Tamba ne`e mak áhi hosi ita rua nia fuan,
Oin ho oin,
Hamutuk ida de`it iha perfeisaun nebé kompletu.
Áhi hosi klamar rua,
Anin mistério ida iha loron nia leten!
Público-Alvo
Público em geral.
Pré-visualização
Autores
João Aparício
João Maria Aparício Guterres é assessor para relações públicas e comunicação do Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Major-General Taur Matan Ruak. De 9 de Janeiro de 2007 a 30 de Junho de 2013 foi adido da Educação da Embaixada de Timor-Leste em Portugal. Para além do presente título, destacam-se: Versos do Oprimido (sob pseudónimo de Kay Shaly Rakmabean), Real Associação de Braga (com prefácio de Manuel Alegre), 1995; À Janela de Timor, Editorial Caminho (com prefácio de Sophia de Mello Breyner Andresen), 1999; Uma Casa e Duas Vacas, Editorial Caminho, 2000.
João Aparício, ninia naran tomak João Maria Aparício Guterres, asesór ba relasaun públiku sira no komunikasaun Prezidente Repúblika Demokrátika Timor-Leste nian, Majór-Jenerál Taur Matan Ruak. Hosi loron 9 fulan-janeiru tinan 2007 to`o fulan-juñu tinan 2013 hala`o knaar hanesan adidu Edukasaun iha Embaixada Timor-Leste nian iha Portugál. Tutan ba titulu ida-ne`e, bele fó sai: Versos do Oprimido (ho naran-ksumik Kay Shaly Rakmabean), Real Associação Braga (ho prefásiu Manuel Alegre nian), 1995; À Janela de Timor, Editorial Caminho (ho prefásiu Sophia de Mello Breyner Andresen nian), 1999; Uma Casa e Duas Vacas, Editorial Caminho, 2000.