As Ciências Forenses são, hoje, um complexo mas atrativo novo "mundo novo", seja do ponto de vista científico, seja no que ao seu impacto individual e social se refere. São as ciências mais mediáticas da atualidade, a que não ficam alheios os constantes desafios, plenos de surpresas, para os profissionais forenses, o que alimenta a sua incessante e crescente procura pelos mais jovens. Referem-se, num sentido lato, à aplicação do conhecimento de diversas ciências ao esclarecimento de factos que estejam a ser apreciados - ou possam vir a estar - a nível judiciário ou judicial, quer no âmbito criminal, quer noutras áreas do Direito.
Existem disciplinas distintas dentro das Ciências Forenses, tendo-se focado aquelas que já se afiguram como suficientemente robustas e individualizadas, sendo que nem sempre são claras as designações usadas para as referir, nem evidentes os limites das áreas de intervenção de cada uma. Com esta obra propõe-se contribuir para a clarificação destes aspetos, esperando promover o melhor reconhecimento e a consequente articulação entre os diversos profissionais que operam nesta área. Mas, apesar da sua enorme diversidade, todas estas ciências estão unidas por pontos comuns e fundamentais, que incluem o objeto, a finalidade e a metodologia geral da sua intervenção - uma atividade probatória, de cariz científico, como auxiliar na aplicação da justiça. Estes pontos em comum devem, desejavelmente, constituir o motor da constante e boa cooperação entre estas diversas ciências, uma vez que a resolução de muitos casos requer, frequentemente, e cada vez mais, uma participação multidisciplinar.
Prefácio de Aurelio Luna Maldonado - Professor Catedrático de Medicina Legal e Forense na Universidade de Múrcia e Presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Legal.
A obra apresenta os seguintes temas:
- Introdução às Ciências Forenses
- As Ciências Forenses ao longo da História
- Antropologia Forense
- Balística Forense
- Biomecânica Forense
- Botânica Forense
- Palinologia Forense
- Documentoscopia
- Enfermagem Forense
- Entomologia Forense
- Fotografia Forense
- Genética Forense
- Base de Dados de Perfis de ADN
- Geologia Forense
- Informática Forense
- Análise de Padrões de Manchas de Sangue
- Investigação Forense em Explosivos e Atmosferas Explosivas
- Investigação Forense em Incêndios Florestais
- Linguística Forense
- Lofoscopia
- Medicina Dentária Forense
- Medicina Forense
- Clínica Médico-Forense
- Patologia Forense
- Psicologia Forense
- Psiquiatria Forense
- Química Forense
- Serviço Social Forense
- Toxicologia Forense
Público-Alvo
- Alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos de Estudos em Ciências Forenses, Medicina, Direito, Criminologia, Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Biologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Bioquímica, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Psicologia
- Profissionais destas áreas
- Todos os leitores que se interessem por estas temáticas
Pré-visualização
Autores
Ricardo Jorge Dinis-Oliveira
Doutorado em Toxicologia, Título de Doutoramento Europeu e Pós-doutorado em Toxicologia Clínica e Forense. Professor Auxiliar com Agregação em Ciências Forenses do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Diretor do 1.º Ciclo de Estudos em Ciências Laboratoriais Forenses do IUCS-CESPU. Investigador da Unidade de Biociências Moleculares Aplicadas (UCIBIO-REQUIMTE) e do Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS). Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses.
Teresa Magalhães
Médica especialista em Medicina Legal. Doutorada em Medicina com Agregação em Sociologia Médica. Professora Catedrática do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU). Diretora do Departamento de Medicina Legal e Ciências Forenses da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Diretora do 2.º e 3.º Ciclos em Ciências Forenses da Universidade do Porto. Delegada por Portugal no European Council of Legal Medicine. Diretora da Delegação do Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (2001-2014).