"O presente relatório que se intitula Ser livre é ser capaz de dizer não foi escrito em momentos cruciais de decisão na reorientação da luta no plano interno em defesa dos altos interesses do Povo e da Nação Timorense: a conquista da sua liberdade e da independência nacional.
A publicação deste relatório tem um papel importante para que os Timorenses adquiram conhecimento sobre uma parte da história da resistência épica armada. Houve esforços e debates na procura de soluções para os nossos problemas. Isto requer a reformulação em termos mais correctos das estratégias militar, política e clandestina, visando conduzir melhor nas três frentes da luta: Frente Armada, Diplomática e Clandestina.
Este livro preserva a escrita do manuscrito original em Língua Portuguesa. É essencial, pois, que se mantenha a forma original da escrita e as pontuações para não alterar o seu sentido. Apenas é introduzido um novo título - Ser livre é ser capaz de dizer não. Um relatório sobre o debate construtivo da nação - e os capítulos são numerados para facilitar a leitura."
Taur Matan Ruak, in Prefácio
·Considerações
·Resposta às Questões Levantadas pelos Companheiros Cmdt. das FALINTIL Xanana Gusmão, Chefe do Conselho Konis Santana e Sec. do CEL/FC Keri Laran Sabalae em torno do 1.º Relatório do EMF
·Estratégias e Tácticas, Objectivos e Resultados
·Resumo do Relatório Oral das Actividades Apresentadas pelos Quadros Políticos e Militares das Duas Regiões 2 a 3
·Questões a Levantar e Propostas
·Diversos
·Orientações Complementares
·Nota Final
·Adenda
Público-Alvo
·Público em geral.
Pré-visualização
Autores
Taur Matan Ruak
Presidente de Timor-Leste entre 2012 e 2017, guerrilheiro veterano, líder da Frente Armada da Resistência Timorense e Chefe do Estado-Maior General das Falintil - Forças de Defesa de Timor-Leste, de 2002 a 2011. Liderou a transformação da guerrilha numa força militar convencional, crescentemente profissional e tecnicamente preparada. Taur Matan Ruak é casado com a Dra. Isabel Ferreira, jurista e ativista na área dos Direitos Humanos. O casal tem duas filhas, Lola e Tamarisa, e um filho, Quesadhip.