Trata-se do primeiro livro escrito por médicos portugueses onde se abordam temas de Oftalmologia Pediátrica e em particular o estrabismo.
Cerca de 20% das crianças sofrem de problemas oftalmológicos, pelo que não restam dúvidas de que é importante escrever sobre este assunto.
Se é verdade que existe uma alta incidência destas patologias e que é necessário tratá-las com brevidade e rapidez, também sabemos que o número de médicos que se dedicam a elas é muito reduzido.
Por tudo isto, foi objectivo dos autores transmitir a experiência vivida ao longo de muitos anos, numa actividade clínica em que diariamente cntactam com crianças com os mais variados problemas oftalmológicos. Além do seu diagnóstico, também o tratamento médico e cirúrgico são aqui abordados, o que poderá servir de apoio a todos os Oftalmologistas que, na sua actividade médica, se deparam com estas doenças. Pensamos também, com este trabalho, poder motivar colegas mais novos para que possam vir a interessar-se por estas matérias.
Se pelo menos este último objectivo for atingido, valeu a pena o esforço.
On ne bien que ce que l`on cherche, escrevia Renée Pigassou em 1995.
Target-Audience
Oftalmologistas
Pediatras
Authors
Rui Castela
Assistente Graduado de Oftalmologia no Centro Hospital de Coimbra; Chefe do Departamento de Oftalmologia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra.