No século XVI Fernão Mendes Pinto percorreu o Oriente durante 21 anos, por terras que nenhum ocidental tinha visto até então. O relato minucioso que ele faz dessa sua grande aventura é fantástico, excessivo e empolgante. Peregrinação é uma obra singular: mistura de diário de bordo com registo cartográfico e etnográfico, tem como constante a narração contínua, a um ritmo alucinante, das batalhas, tempestades, assaltos e demais infortúnios por que passou "o pobre de mim". O número de vezes em que Fernão Mendes Pinto se salvou das mais incríveis situações pode ser inverosímil, mas o olhar perspicaz e crítico com que ele viu o comportamento dos mercadores portugueses no Oriente é de quem não tinha ilusões.
Este livro é uma versão adaptada da obra Peregrinação e destina-se a alunos aprendentes do português nível B2.
Nesta edição, as palavras desconhecidas são sublinhadas e glosadas na margem de cada página. Estas glosas são uma breve explicação do significado da palavra ou, então, dão informação histórica e cultural necessária à compreensão de uma passagem. Muitas vezes, também, recorre-se a uma imagem, para ser mais rápida a apreensão da noção em referência e, assim, minimizar a suspensão do fluxo de leitura.
Cada capítulo tem um resumo no início. Deste modo, procura-se que o leitor inicie a leitura do capítulo fazendo predições corretas sobre o que se vai desenrolar.
No final do livro há exercícios, com soluções, para o aluno testar a compreensão global do texto e para o ajudar a memorizar vocabulário novo.
O objetivo desta coleção de livros adaptados é fazer com que o aluno, que ainda não domina suficientemente a língua para poder ler a obra original, consiga compreender a globalidade do texto, sem grande esforço.
Público-Alvo
· Aprendentes de PLE (adolescentes e adultos).
Pré-visualização
Autores
Ana Sousa Martins
Mestre e doutora em linguística na Universidade do Porto. Realiza pós-doutoramento em aquisição de Língua Segunda na Universidade Nova de Lisboa. Tem publicações várias sobre o ensino do português língua materna e língua segunda. É coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa.